Setembro Amarelo

Mês de Valorização da Vida

Setembro Amarelo é uma campanha que acontece desde 2014 em todo o país e tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% casos de suicídio poderiam ser prevenidos.
Uma das formas de prevenir o suicídio é combatendo os preconceitos, para que as pessoas que sofrem com o problema não se sintam envergonhadas, excluídas ou discriminadas e peçam ajuda!
Veja alguns mitos e verdades sobre o tema:

O suicídio é uma decisão individual, já que cada um tem pleno direito a exercitar o seu livre arbítrio?

FALSO. Os suicidas estão passando quase invariavelmente por uma doença mental que altera, de forma radical, a sua percepção da realidade e interfere em seu livre arbítrio. O tratamento eficaz da doença mental é o pilar mais importante da prevenção do suicídio. Após o tratamento da doença mental o desejo de se matar desaparece.

Quando uma pessoa pensa em se suicidar terá risco de suicídio para o resto da vida?

FALSO. O risco de suicídio pode ser eficazmente tratado e, após isso, a pessoa não estará mais em risco. Lembre-se: o atendimento psiquiátrico é o melhor tratamento para estes casos! Procure um especialista!

É verdade que não devemos falar sobre suicídio, pois isso pode aumentar o risco?

FALSO. Falar sobre suicídio não aumenta o risco. Muito pelo contrário, falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão que esses pensamentos trazem.

Se você acha que está tendo problemas relacionados à sua saúde mental ou conhece alguém que está passando por alguma dificuldade, procure já um psiquiatra.

By |2017-09-12T20:43:54+00:00setembro 11th, 2017|Psiquiatria, Setembro Amarelo|

Leave A Comment