O Carnaval já tá chegando! Você está pronto?

Faltam poucos dias para o Carnaval e os preparativos para a festa estão a todo vapor! Todos os anos Salvador recebe cerca de 2 milhões de foliões e por isto o carnaval soteropolitano já foi considerado pelo Guinness, o livro dos recordes, como o maior Carnaval de rua do planeta.

Contudo, para ter disposição e energia para curtir a festa do Momo, é necessário ter alguns cuidados com a saúde, afinal você não vai querer que nada estrague sua diversão, não é mesmo?

Então, fique ligado nas nossas dicas para você curtir a festa com saúde e aproveitar todos os dias da folia!

1.      Hidrate-se

Beba bastante água, seja pura, em forma de suco ou consumindo frutas que contenham muita água como a laranja e a melancia. Manter o corpo hidratado é fundamental para quem deseja manter a disposição e ajuda a evitar ressacas.

2.      Use filtro solar

Vai curtir o Carnaval durante o dia? Não se esqueça do filtro solar. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéu, óculos de sol e o filtro solar com FPS 30, no mínimo, e reaplicado a cada 2h, porque o produto sai com o suor. Se possível, também evite a exposição solar entre 10h e a16h.

3.      Beba com responsabilidade

Álcool em excesso pode ser muito prejudicial à saúde, já que as bebidas alcoólicas podem levar à desidratação, intoxicação e até coma alcoólico. Por isto, é bom ir devagar na bebida e alternar as doses de álcool com um copo de água pura, para evitar ressacas.

4.      Use camisinha

Só o uso da camisinha pode prevenir da contaminação pelo vírus da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis como a gonorreia, a herpes e a sífilis, que pode acontecer em uma única relação. Tenha cuidado também com os vírus que podem ser transmitidos pelo beijo, como a mononucleose infecciosa, conhecida como a “doença do beijo”, e a herpes labial.

5.      Cuidado com a alimentação

Para manter o pique durante a festa é necessário repor as energias com uma alimentação correta. Dê preferência a refeições leves, que facilitem a digestão, e evite alimentos ricos em gorduras e sal. Tenha cuidado com os alimento preparados na rua, com poucas condições de higiene, principalmente que contenham molho, maionese, embutido e camarão, que são os que mais provocam intoxicação alimentar.

6.      Reforce sua imunidade

Todo ano é a mesma coisa: acaba o carnaval e surge logo uma virose nova. Isso acontece porque o excesso de atividades e pouco descanso, associado à outros exageros típicos da festa, diminui a capacidade do organismo de combater as doenças. Para evitar o problema, consuma alimentos com vitamina C (como kiwi, acerola, limão) e não fique muitas horas sem dormir, faça pausas para descansar e tire algumas horas de sono.

Agora é só festejar!

Não tem erro! Com nossas dicas você vai aproveitar melhor estes dias de festa, sem excessos ou arrependimentos.

Você também tem aquela dica especial para aproveitar o carnaval? Conta pra gente!