Saúde Ocupacional

Promova a melhoria da saúde e a qualidade de vida dos seus empregados

A LapaMed firmou uma parceria com a IL Ocupacional para oferecer os serviços de Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, com a rapidez e comodidade que você já conhece.

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

O ASO é o atestado que define se o funcionário está apto ou inapto a ser admitido, demitido ou promovido para outra função dentro da empresa. É disciplinado pela Norma Regulamentadora NR-7 e deve ser emitido pelo Médico do Trabalho, devidamente habilitado.

Exames Ocupacionais

Realizados periodicamente para identificar possíveis problemas de saúde dos funcionários e atestar sua capacidade para continuidade da atividade atual. É uma exigência legal, assim como os exames admissional, demissional e aquele solicitado no retorno ao trabalho.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

É um programa com objetivo principal de prevenir, rastrear e diagnosticar agentes que possam causar danos à saúde dos funcionários. É composto por exames obrigatórios para qualquer empresa, de qualquer segmento, que contrate funcionários em regime CLT.

PPRA- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Este programa tem o objetivo de identificar e entender os riscos ambientas (físicos, químicos e biológicos) que possam existir no ambiente de trabalho e antecipar-se aos possíveis problemas. É obrigatório a todas as empresas que possuam colaboradores registrados em regime CLT.

PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho

Corresponde a NR-18 (Norma Regulamentadora nº 18). Sua estrutura é similar à de um PPRA, porém com elementos específicos para situações transitórias, ou seja, as etapas sequenciais de uma obra em construção.

PCA- Programa de Conservação Auditiva

Visa proteger os trabalhadores do excesso de ruídos, evitando e/ou estabilizando possíveis perdas auditivas ocupacionais.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário

O PPP tem por objetivo primordial fornecer informações relacionadas à atividade do colaborador, como a descrição das atividades exercidas e o detalhamento de eventuais agentes nocivos à saúde, principalmente para o requerimento de aposentadoria especial.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho

É um documento que atesta a necessidade ou não de aposentadoria especial devido a exposição a agentes nocivos no ambiente de trabalho, conforme Art. 58 da Lei 8.213/91.